terça-feira, 21 de setembro de 2010

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Isabella Nardoni

Homenagem a Isabella de Oliveira Nardoni

Aos olhos do pai - The eyes of the father - Diante do Trono

BANDA 8 SEGUNDOS(ESPIRITO CAIPIRA DE FESTA JUNINA)

damares a batalha dos arcanjos musica gospel

ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA
DATA: 10/05/2010
SÉRIE: PRÉ II
PROFESSORAS: ELINEA [elineav@yahoo.com.br]
JACIANE, DORALICE, EDINEIDE RITA E MARLUCE

OBJETIVOS:
Ler ajustando o escrito ao falado;
Aprender formar palavras exatamente como ela é escrita;
Conhecer animais aquáticos;
Reconhecer a importância da água para os animais e nós;
Diferenciar, conhecer números e identificá-los.
Saber a rotina de trabalho em sala.

CONTEÚDOS:
Português: Leitura e escrita;
Matemática: números naturais de o a 9.
Natureza e sociedade: Animais aquáticos e água

METODOLOGIA:
Acolhida com brinquedos;
Música de bom dia. Bom dia céu, bom dia sol, bom dia mar. Bom dia mundo, queremos cantar. Bom dia você, que é meu irmão!Bom dia você, que é do coração!Bom dia você!Bom dia você! Bom dia vocês!Bom dia!
Chamada; Oração; Calendário; Combinados;
Leitura do alfabeto. (música é bom camarada).
Hora da história: O caranguejo Caco;
Roda de conversa, contando a história acima e fazendo questionamentos como: quais eram os personagens da história? Onde se passava? O que aconteceu no final?Que animais falavam na história? Que outro final você gostaria que tivesse?Qual é o personagem da história? Qual a parte que você mais gostou? Logo após, o professor apresentará a música pra turma sempre tendo o cuidado em investigar se já conhece? Se já brincou de roda com a mesma e assim por diante.
Depois nós convidaremos todos os educandos para brincarem de roda e apresentar pra quem não a conheciam, nós faremos uma leitura de dedinhos feita pelos alunos e acompanhada na medida do possível pelo professor. Vendo assim se ele associa o escrito ao dito. Se sabem inicio e fim etc.
A música vai estar em um papel metro com letra bastão e legível os alunos com outra cópia mimeografada Fazendo a leitura de dedinhos dentro deste contexto o professor vai pedir que circule algumas palavrinhas como: peixe vivo, água e fria sempre fazendo intervenções de letra final, inicial, quantidades de letras, se têm esta e não aquela?

MÚSICA: Peixe Vivo
Como pode um peixe vivo, Viver fora da água fria?
Como pode um peixe vivo, Viver fora da água fria?
Como poderei viver!, Como poderei viver! Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia.
Logo após, o professor apresentará a música pra turma sempre tendo o cuidado em investigar se já conhece?Se já brincou de roda com a mesma e assim por diante.
Depois do recreio uma atividade com alfabeto móvel para formar em dupla com níveis mais aproximados. Assim formando algumas palavras da música Peixe Vivo.
Para casa atividade mimeografada para ligar os números as suas quantidades correspondentes.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Leitura, observaçãoe produção textual

A influência que a internet provoca nos hábitos de leitura do adolescente é um tema que polemiza os debates em prol da educação. As tecnologias de informação e comunicação na internet disponibilizam o acervo de bibliotecas digitais e virtuais expandindo, desta forma os limites do ensino e da pesquisa.
Ainda que a leitura eletrônica ocupe a preferência entre os adolescentes,o livro impresso não será extenso,sendo ainda o meio mais econômicoa daptável às circunstâncias,transportável e consultável de pesquisa e leitura. Novas formas sempre existirão e continuarão a surgir na humanidade.
Apesar das transformações tecnológicas atingem direta ou indiretamente toda sociedade ,o suporte com o qual o estudante do Ensino Médio tem ainda é o livro weiss e Cruz(2001) concluem que o adolescentede hoje já sente a necessidade deste mundo tecnológico.
A escola, neste sentido,deve preparar o futuro cidadão a tornar-se crítico e apto a escrever funções necessárias ao desenvolvimento da sociedade.
A escola neste sentido,deve preparar o futuro cidadão a tornar-se crítico e apto a escrever funcões necessárias ao desenvolvimento da sociedade.
A internet não deve ser vista como única fonte informacional. De acordo com Marcondes(1997), a internet pode ser um poderoso instrumento para os bibliotecários, por ampliar significamente o alcance do seu trabalho, no sentido de aproximar o mundo para os seus usuários.
Inegavelmente,a humanidade nunca teve tamanha quantidade de informação e de conhecimento rapidamente e a um custo módico. A abundância de informações é benéfica,mas o excesso pode ser perigoso porque nem sempre os jovens tem critérios plausíveis para selecionar os conteúdos de qualidade. Afinal a relação tempo-leitura está se tornando cada vez mais inviável e na mesma velocidade com com que as informações transitam na internet, com seu alto poder de difusão entre as pessoas, faz parte da vida do jovem,independente da finalidade do seu uso: chats,correio eletrônico,pesquisas e muito mais. A interação dos alunos nos ambientes virtuais possibilita outra percepção de texto,de leitura e de aprendizagem. O texto deixa de ser visto apenas como um meio de informação ou entretenimento,passa a ser uma necessidade,em se tratando de evolução de conhecimento.
Na verdade, o jovem tem muita facilidade e disposição para conversar através dos programas de mensagens instantâneas na internet. A linguagem mantida através deste meio de comunicação pode se considerar moderna,mas que muitas vezes pode acabar interferindo na linguagem escrita e falada do dia -a-dia,ocorrendo na prática erros (escritos e até da fala) e abreviaturas ,onde dessa forma transforma a norma culta do nosso idioma ,algo secundário e desnecessário.
Portanto, o problemaa considera sério é quando o jovem se utiliza desta forma de comunicação, causando isolamento ou anseio a realidade do cotidiano. É importante para o adolescente criar sua linguagem própria que deve ser respeitada,embora os novos meios de linguagem que surgem durante os tempos os jovens acham -se na obrigação e facilidade de aprender,sentindo-se a vontade. Acredita-se que a linguagem coloquial muitas vezes é prejudicada pela prática constante de abreviaturas erradas e neologismo típicos de chats. Assim cabe ao jovem ter a consciência da sua formação da linguagem ao longo de sua vida de estudante.Não permitindo um atrofiamento da sua formação.